O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Acre (DCE UFAC) formalizou, nesta quinta-feira (5), uma denúncia de assédio moral e perseguição contra discentes do curso de Letras-Francês. Segundo a gestão “Vem Quem Tem Coragem”, relatos de diversas turmas apontam para um comportamento abusivo sistemático por parte de um docente, incluindo episódios de humilhação pública. O caso mais crítico envolve uma aluna que teria sido pressionada a desistir da graduação, além de um estudante que, após denunciar as práticas, passou a ser alvo de processos administrativos e judiciais movidos pelo professor.
A gravidade da situação levou o caso à esfera policial e administrativa, com o DCE acompanhando depoimentos junto à coordenação do curso. Para contrapor as acusações de conduta indevida feitas pelo docente contra alunos, a defesa dos estudantes afirma possuir gravações de áudio da íntegra das aulas como prova do ambiente hostil. De acordo com o diretório, o conflito extrapolou o ambiente acadêmico, transformando-se em uma rede de intimidação que agora busca respaldo na Justiça e nos órgãos de controle da universidade.
Veja a nota do DCE
“Assédio moral não é método pedagógico
O DCE se posiciona de forma contundente contra práticas de perseguição, intimidação, retaliação e abuso de autoridade dentro da universidade. O espaço acadêmico deve ser orientado pelo diálogo, pelo pensamento crítico e pela formação cidadã, jamais pela coerção, pelo constrangimento ou pelo medo.
Seguiremos na defesa inegociável dos direitos estudantis, da permanência, da liberdade de expressão e de um ensino público de qualidade. Reafirmamos nosso compromisso com a construção de uma universidade ética, democrática e segura, onde os estudantes possam existir, permanecer e se formar com respeito e dignidade. Não aceitaremos o silenciamento nem a normalização da violência.
DCE UFAC – Gestão Vem Quem Tem Coragem”
